domingo, 11 de agosto de 2013

ROUPA DE DOMINGO : ROGÉRIO PEREIRA

CAMINHOS DO MEU NAVEGAR

O edifício onde não houve interregnos para coisas belas


Quase todas as viagens me foram impostas. Por vezes naveguei não por dever, mas por prazer, escolhendo eu os caminhos percorridos, mas não neste caso, pois o Brasil foi caminho imposto, por dever de posto e de profissão. Junho de 1989, quase um mês com agenda carregada, sem interregnos para coisas belas e condicionado pelo lema da cidade, que dá ao paulista toda a iniciativa ("Non ducor, duco"). E assim foi, tudo sem iniciativa de Minha Alma e com total obediência do Meu Contrário ao que estava programado…
O escritório da firma ocupava um andar elevado num edificado estranho, cilíndrico, alto e de nome reputado (Dacon). Em cada piso havia (pelo menos) um sorriso, talvez para compensar os olhares neutros de quem se cruzara comigo, no percurso, curto, entre o aparthotel onde fora instalado, praticamente ali ao lado, no “barro italiano”. Da vida da cidade não sei contar mais do que por aí se conta e nem faltou uma abordagem mal encarada, e da qual me sai airosamente graças a um “sangue frio” que a mim próprio surpreendeu. O resto?, o resto foi constatar que a realidade é diferente da telenovela e que São Paulo merecia o crédito de ser a 10ª economia mundial. Percebi-o em dezena e meia de visitas demoradas a fábricas e empresas industriais, participando em fóruns e conferências, tomando contacto com projetos em curso, liderados por meus colegas brasileiros, e com a responsabilidade de estudar a metodologia seguida e implementá-la neste lado do atlântico. E foi o que aconteceu… Devo ao Brasil o sucesso de uma carreira e até me interrogo se o que vivi não é prenúncio de uma possível futura inversão da história… o progresso brasileiro bem pode vir a colonizar Portugal…
Agora, se apetece voltar? Sim, mas certamente com outro destino… mais a sul e só com interregnos para coisas belas. 


Colaborador: Rogério Pereira


Obrigada Rogério!
Beijo da Gisa

5 comentários:

" R y k @ r d o " disse...

Bom dia

Bom texto de uma história de vida que me pareceu ter sido (ou é...) muito bela

Tenha um feliz Domingo
****************************************
http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

" R y k @ r d o " disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gisella Diorio disse...

delicia comecar o domingo com uma historia assim!

Rogério G.V. Pereira disse...

Foi um interregno para "coisas sérias", talvez demasiado... mas a minha estadia no outro lado do Atlântico me levou a tanto...

Não sei se se deram conta, mas foi um elogio ao teu país... depois dele, fui mais feliz... :)

Gisa disse...

Senti o elogio meu querido amigo.
Obrigada por compartilhares esse momento conosco.
Já eu, aguardo o próximo, interregno para coisas belas bem ao sul...
um grande bj e obrigada.